Motor do Fiat 500 TwinAir é eleito o melhor do ano por especialistas
Bloco de 0.9 litro e 85 cv supera outros mais potentes.
Em segundo ficou o motor do Polo e do Golf, o 1.4 TSI Twincharger.
Fiat 500 TwinAir
O motor TwinAir, da Fiat Powertrain, foi eleito o melhor de 2011 por um painel de 76 jornalistas especializados de 36 países. Pela primeira vez, a premiação organizada pela revista europeia "Engine Technology International" consagra um motor com até 1 litro -o motor da Fiat, que equipa o Fiat 500 TwinAir, possui 0.9 litro.A Toyota havia sido a primeira a conseguir o primeiro lugar com um motor 1.0, o do Yaris VVT-i, em 1999.
O TwinAir, que desenvolve 85 cavalos, é destacado pela Fiat pela baixa emissão de CO2, de 95 g/km, e pela economia de combustível: 29,2 km/l. Com ele, o compacto acelera de 0 a 100km/h em 11 segundos e chega a até 173 km/h.
Em segundo lugar na eleição ficou com o Volkswagen 1.4 TSI Twincharger, que é usado no Polo, Golf, Jetta, Tiguan e no Audi A1. A premiação inclui outras dez categorias. O TwinAir levou outros três títulos, sendo motor 'verde' do ano, prêmio distribuido pela primeira vez no evento, e o melhor entre os novos motores e os que têm 1 litro ou menos. Veja abaixo os melhores.
Motor do ano
1) Fiat 875cc, dois cilindros (equipa o Fiat 500)
2) Volkswagen 1.4-litro TSI Twincharger (do VW Polo, Golf, Scirocco, Eos, Jetta e Tiguan, Skoda Fabia RS, VW Touran, Seat Ibiza/Cupra, Alhambra, Audi A1)
3) Ferrari 4.5-litros V8 (da Ferrari 458 Italia)
4) BMW 3.0-litros DI twin turbo (do BMW 135i, M Coupe, 335i, 535i, X3 35i, X5 35i, X6 35i, Z4, 740i)
5) Audi 2.5-litros, cinco cilindros turbo (do Audi TT RS, RS3)
Novos motores
1) Fiat 875cc, dois cilindros (Fiat 500)
2) Nissan Electric Powertrain (Nissan Leaf)
Motor 'verde' do ano
1) Fiat 875cc, dois cilindros (Fiat 500)
2) Toyota 1.8-litro híbrido (Toyota Prius, Auris)
Melhor performance
1) Ferrari 4.5-litros V8 (Ferrari 458 Italia)
2) Porsche 3.8-litros (Porsche GT3, GT3 RS)
Até 1 litro
1) Fiat 875cc, dois cilindros (Fiat 500)
2) Toyota 1.0-litro, três cilindros (Toyota Aygo, IQ, Yaris/Vitz, Peugeot 107, Citroen C1, Subaru Justy, Daihatsu Sirion/Boon)
Até 1.4 litro
1) Volkswagen 1.4-litro TSI Twincharger (VW Polo, Golf, Scirocco, Eos, Jetta, Tiguan, Touran, Skoda Fabia RS, Seat Ibiza/Cupra, Alhambra, Audi A1)
2) Fiat 1.4-litro MultiAir turbo (Alfa MiTo, Giulietta, Fiat Bravo, Lancia Delta)
1.4 a 1.8 litro
1) BMW/PSA-Peugeot e Citroën 1.6-litro quatro cilindros turbo (Mini Cooper S, Clubman Cooper S, Countryman Cooper S, Mini Works, Clubman Works)
2) Alfa Romeo DI turbo 1750 (Alfa Romeo 159, Giulietta, Lancia Delta)
1.8 a 2 litros
1) BMW diesel 2.0-litros twin-turbo (BMW 123d, X1)
2) Audi 2.0-litros four-cylinder TFSI (Audi S3, Seat Cupra R, VW Scirocco R, Golf R, Audi TTS)
2.5 a 3 litros
1) BMW 3.0-litros DI twin-turbo (BMW 135i, 1 M Coupe, 335i, 535i, X3 35i, X5 35i, X6 35i, Z4, 640i, 740i)
2) BMW diesel 3.0-litros twin-turbo (BMW 335d, X5 40d, 740d, 535d)
3 a 4 litros
1) BMW 4-litros V8 (BMW M3)
2) Porsche 3.8-litros (Porsche GT3, GT3 RS)
mt bonitiiinho *-*
ResponderExcluirhttp://geiciblog.blogspot.com/