Não falta mais. A marca acaba de lançar o RCZ, um cupê com formas arrojadas imbuído de um plano bastante ambicioso: seduzir os amantes do Audi TT, o ainda incontestável rei dessa categoria. Ligeiramente maior do que o TT (tem 4,29 metros, 10 centímetros a mais), o RCZ não esconde a inspiração no concorrente alemão, sobretudo no design do capô e no teto em curva.

Seu interior acomoda bem dois passageiros, com um pequeno espaço para bagagens no banco de trás e um porta-malas razoável, com 359 litros, algo impensável nos carros dessa categoria. Na versão Couro, bancos, portas e painel são bem revestidos e há capricho nos detalhes, como pedais esculpidos em alumínio e um bom sistema de som, com rádio e CD player com entradas para iPod, MP3 e USB.
Na versão movida a diesel testada na França, o RCZ chegou a cravar 219 quilômetros por hora e arrancar de 0 a 100 em 8,6 segundos. No Brasil, estarão disponíveis a partir de outubro – quando o carro será oficialmente apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo – duas versões de motor a gasolina: 1.6, com 156 cavalos, e 1.6 Turbo, com 200 cavalos.A mais poderosa atinge 231 quilômetros por hora auxiliada por um eficiente câmbio manual com seis marchas de engates curtos. Calçado sobre pneus largos (Continental 235/45 com rodas de 18 polegadas) e bem vigiado por controles de tração e estabilidade, ele casa bem com um estilo de guiar agressivo.

No confronto com o Audi TT equipado com motor 1.8 e 4 cavalos mais possante, o RCZ perde por pouco. Na
aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora, o alemão crava 7,9 segundos
, contra 9 da versão convencional do modelo francês. Quando o assunto é velocidade máxima, os dois praticamente empatam: 220 quilômetros por hora para o TT e 214 para o RCZ.
Entretanto, se no cronômetro o francês leva uma pequena desvantagem, ele dá um banho no rival alemão quando o assunto é preço. Na Europa, um RCZ a gasolina com 156 cavalos custa 27 500 euros, 6 000 menos que o TT. Traduzindo em reais, são quase 20 000 de diferença. Um trunfo e tanto para o francesinho se dar bem por aqui.