A Audi quer um lugar no topo do segmento dos compactos premium. A montadora alemã prepara o lançamento no mercado brasileiro de sua mais audaciosa aposta, o modelo A1, feito sob medida para disputar o título de carrinho mais “sexy” do Brasil com os rivais Mini e Fiat 500.
O compacto alemão segue a receita já aprovada nas ruas pelo novo Mini. Afinal, os ingleses conseguiram a proeza de unir modernidade e tradição sem deixar de lado o design impecável e o bom desempenho.

O resultado pode ser resumido em uma única expressão: “sex appeal”.
Seguindo pelo mesmo caminho, a Audi busca marcar seu novo modelo com um estudado ar de descontração. No interior, os bancos podem vir em duas cores ou em diferentes padronagens de tecido e os equipamentos de bordo incluem um sofisticado conjunto de som Bose com rádio, CD player, MP3, além do sistema de navegação GPS com mapas Google Earth.
A parte externa conta com a tradicional grade frontal da Audi, mas pode ser personalizada com a adoção de diferentes cores nos arcos frontais e o uso de decalques com listras no capô nos mesmos moldes do rival inglês.
E, por ser o último a chegar a um mercado em disputada expansão no Brasil, o A1 sobe ao ringue com duas vantagens sobre os rivais: é o maior e o mais forte da turma. Mede 3,95 metros de comprimento, 26 centíme tros a mais que o Mini. Ganha também no espaço para bagagens com 270 litros de porta-malas.
O turbinado motor 1.4 TFSI tem injeção direta de combustível, 122 cavalos e 20,4 mkgf de torque. O câmbio S-Tronic automatizado tem sete marchas. É o suficiente para cravar 9,6 segundos na arrancada de 0 a 100 quilômetros por hora e deixar quase 1 segundo para trás a mais apimentada versão do Mini à venda por aqui, a 1.6. Em um teste na Alemanha, o A1 cravou fácil os 200 quilômetros por hora com quase 4 500 rpm e seguiu o compasso de carros maiores. Equipado com um sistema de duas embreagens simultâneas, o câmbio funciona bem e permite engates rápidos. A direção com assistência elétrica foi desenhada para ser leve nas manobras e segura em alta velocidade.
 Nos modelos topo de linha existe ainda um dispositivo capaz de economizar cerca de 4% de gasolina na cidade. Vendido na versão brasileira como opcional, o Stop&Start interrompe o funcionamento do motor quando o carro para no farol ou em um congestionamento, por exemplo. Para recolocá-lo em funcionamento basta tirar de leve o pé da embreagem. Um diferencial e tanto para quem já se acostumou a viver engarrafado no trânsito.