☺♣Você é o visitante tunado ☻♠

sexta-feira, 13 de maio de 2011

opala antigo mais que é muito novo o conteudo

                                                      OPALA TUNADO              
como vocês vam ver, o opala foi muito valorizado na época em começou a ser produzido e vendido.
varias novelas apresentaram a sua presença em varias cenas.
as corridas que eram feitas em locais apropriado de circuito só corriam com este carro.
Várias organizações no Brasil adotaram o Opala e Caravan como veículos de suas frotas, foram muito usados como viatura de Polícia Civil e Militar, Guardas Municipais, Carro Oficial da Presidencia da República, Carro resgate do Corpo de Bombeiros, Ambulância, etc…
Sua confiabilidade, robustez e facilidade de manutenção, e baixo consumo de combustivel na versão 2.5 gasolina, também fizeram do Opala um dos carros mais utilizados como Táxi, em sua época.



O Opala SS foi lançado em 1971, para disputar o mercado de carros esportivos, e vinha com um acabamento esportivo como um belo volante de 3-raios, bancos individuais, câmbio de 4 marchas no assoalho, rodas esportivas, e pintura especial com faixas esportivas, dependendo do ano veio também com capu e painel traseiro na cor preta. O painel vinha com marcador de RPM com escala que ia de 0rpm a 6000rpm, com a faixa amarela sinalizando atenção de 4500rpm a 5000rpm, dai em diante seguia com a marcação da escala em vermelho ate seu final em 6000rpm, com uma ressalva nos motores 250/s o conta-giros marcava ate 7000rpm. A partir de 1974 passou a ser oferecido também
com o valente motor de 4 cilindros e 2.5cil.





Uma das muitas façanhas do Opala foi ter estabelecido o recorde brasileiro de velocidade máxima. Em Julho de 1970 na Rodovia Castelo Branco em São Paulo, o piloto Bird Clemente, a bordo de um Opala 4 portas, bateu o recorde brasileiro de velocidade, seguindo todos os regulamentos da FIA, cravando 232,510km/h, bloco do motor, virabrequim, bielas, pistões, eram todos originais, a unica diferença era a taxa um pouco mais elevada, válvulas maiores e tres carburadores Weber. Vinte e um anos depois,(1991)..na direção de outro Opala, o piloto Fábio Sotto Mayor, estabelecia o novo recorde de velocidade, ao atingir 303,157 km/h, com um Opala 2 portas em um trecho da Rodovia Rio-Santos.

Potência liquida é a potência medida na roda do veiculo com todos seus agregados (potência real). Se a potencia fosse medida diretamente no motor sem nenhum de seus agregados, como correias, hélice do motor, embreagem, cambio, diferencial etc.., seria bem maior que a indicada na tabela seguinte





O Opala é um veículo bastante luxuoso, com mecânica extremamente confiável e um excelente desempenho. Tornou-se objeto de desejo de muitas pessoas, sendo um dos mais cultuados automóveis brasileiros de sua época e com vários clubes dedicados ao modelo ainda hoje. São inúmeras as aparições de diversos Opalas em Filmes, Novelas, Livros e Músicas.

5 comentários:

  1. Eu não entendo nada de carro, mas vc escreveu tão bem que me prendeu

    se puder passa lá:
    http://jornaldecabeceira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caramba mal dá pra reconhecer que é um Opala... aliás o que eu conheço é mais ovalado...
    Parabéns pelo blog! Estou te seguindo...
    http://eissoaicampeao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. opala ainda é uma paixão nacional!



    [b]quer ganhar um seguidor?
    me segue, que eu te sigo!
    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir